segunda-feira, 25 de março de 2013

Médicos e dentistas, cada um no seu quadrado!!

Conheço ou desconheço médicos que possuam alguma formação para tratamento ou diagnóstico de problemas bucais, porém freqüentemente recebo pacientes que foram medicados ou "tratados" de problemas de bucais por médicos. Infelizmente temos que saber qual a função de cada um, e que você estando em meu consultório Odontológico eu não irei tratar de pressão alta ou diabetes, mas sei das consequências dos mesmos para a saúde bucal, ou dos cuidados necessários para a realização de procedimentos odontológico nestes pacientes.

Hoje em saúde não podemos trabalhar ou atender nossos pacientes como sendo somente um dente ou boca, como os médicos não podem ver somente um coração ou joelho, sem antes avaliar o conjunto ou melhor o ser humano. Todos possuímos limitações, e freqüentemente encaminho meus pacientes para uma avaliação de seu estado de saúde geral com um Médico. Como dentista já diagnostiquei pacientes com Diabetes somente pelo hálito cetônico, mas nem por isso receitei Metformina ou Insulina, mas o encaminhei para o Médico Endocrinologista ou Clínico Geral. Vejo muitos pacientes com casos grave de Halitose tratando com médicos das mais variadas causas Respiratórias ou Gástricas, mas sem associar a uma avaliação Periodontal, que é a origem ou potencializadora da maioria destes problemas. 
Paciente com abcessos Periodontais "tratada"  por um Médico
Escrevo isto porque hoje antedi uma paciente com um caso grave e numa situação de Abcessos Periodontais, em que um médico dentro de toda a sua sabedoria de saúde bucal, medicou com um antibiótico potente + anti-inflamatório, um tiro de canhão para acertar Mosca. Para os leigos exatamente como ter uma farpa debaixo da unha e querer que um comprimido resolva, ao em vez de remover a farpa.

Colegas médicos e dentistas, precisamos nos unir e buscar o melhor aos nossos pacientes e assim crescermos em repeito e qualidade ao atendimento , levando mais saúde e bem estar para a população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário